terça-feira, 11 de novembro de 2008

QMúsika – O sítio da música lusíada

Há umas semanas, circulou uma mensagem na caixa de correio de várias tunas sobre um espaço onde as tunas, e não só, podem publicitar e vender as suas músicas em formato digital, divulgar os seus eventos, lançar passatempos, publicitar canais de rádio ou televisão na Internet e mais umas quantas coisas desde que no contexto lusíada. O QMúsika “o sítio da música lusíada” dirigiu-se ao mundo das tunas com intuito de arranjar parceiros para a sua actividade.

O tunos&tunas deu uma vista de olhos rápida e, na opção de AJUDA, encontrou a seguinte descrição:
«A Qmusika.com é uma empresa de venda de música digital em formato WMA e MP3, com a especificidade de ser o único site de Downloads Legais de música feita apenas por artistas portugueses, descendentes de Portugueses ou artistas residentes em Portugal.».

A ideia – apesar de não ser propriamente original – tem a sua bondade e apresenta-se como um instrumento adicional no desenvolvimento da face pública da actividade da tuna.

Apostando na criação de um portefólio musical próprio, por via do estatuto de Qautor, “o sítio da música lusíada” proporciona uma ferramenta para a divulgação de obras musicais com edição de autor.

Não nos parece que a adesão registada seja em massa (apenas dois Qautores) e tunas “nem vê-las”, mas pode ser que o mercado amadureça e venha a suportar este tipo de espaços.

O “k” no nome é que era um bocado escusado. A paciência para os “k” por tudo e por nada tem os seus limites…

De qualquer modo, aqui fica a sugestão e sempre podem aferir o que dizemos com uma visita ao






Romeu Sereno