sexta-feira, 20 de março de 2009

Agência Lusa, TUIST e aqueles gajos chatos que têm a mania de ser donos da verdade cultural

Os grandes eventos de tunas têm a particularidade de se revelar em pormenores que o não são. Para os mais desatentos, parecerão coincidências; para os que já penaram por dentro deste género de organizações, são o corolário de um trabalho dos diabos.
De vários eventos que fui conhecendo, retenho alguns. O FITUP pelo público mais do que ao rubro, o Camoniano pela produção quase cinematográfica, e o TUIST pela capacidade de conseguir comunicar com o grande público. E outros ainda pelo espaço, programa social, ou ambiente tunístico.
Falo-vos disto, pois não haverá muita tuna que consiga o feito de ver a Lusa a enviar textos para os órgãos de comunicação social. O TUIST ter sido, hoje, um dos destaques da página de entrada desta agência noticiosa não é para muitos. Especialmente se considerarmos a aversão dos pseudo-intelectuais que dominam os cadernos culturais no jornalismo português da actualidade.
Se considerarmos que metade do que se escreve em jornais e portais de notícias procede da Lusa, imaginem o impacto que deve ter sido na cabecinha de certos senhores.
Muito bem! Continuem, pois o tunos&tunas cá estará para “malhar na oposição”…

Tiago Alegre

segunda-feira, 16 de março de 2009

Orquestra de Bandolins da Madeira estreia obra com Carlos Guilherme no São Carlos

A presença de cordofones portugueses (*) no palco do Teatro Nacional de São Carlos é uma excelente notícia para todos os que sentem de modo vibrante a música com raízes tradicionais. Vejam a notícia fresquinha em www.dnoticias.pt/default.aspx?file_id=dn04010805160309.

Apesar de estarmos a falar de música erudita, as actuações previstas da Orquestra de Bandolins da Madeira com o tenor Carlos Guilherme num palco tão nobre como este podem representar mais um marco na mudança do paradigma artístico português, mormente o musical.
A Orquestra de Bandolins da Madeira é a mais antiga da Europa e existe desde 18 de Fevereiro de 1913. Podem visitá-la virtualmente em www.orquestrabandolinsmadeira.com/pt.

Ficam aqui os parabéns do tunos&tunas a todos os tunos que já tocaram nessa orquestra; e dizemos que já é tempo de generalizarem cursos de bandolim e de guitarra portuguesa nos conservatórios e escolas superiores de música… Pois, não tarda, temos um mestrado em djambé e esquecemo-nos do que é nosso.

Marcelo Trintão

(*) Apesar de não ser de origem portuguesa e de o seu uso ser generalizado no espaço europeu, existem formatos mais portugueses deste instrumento. Visitem lá o JP… www.juliopereira.pt

Estudantina Universitária de Coimbra perfez 25 anos

No passado sábado, parece que a festa foi de arromba…
Disseram-nos fontes não-autorizadas que até se cantou a versão mais ‘colorida’ do La Banda.
Parabéns à velhada e que contem muitos.

Romeu Sereno