sexta-feira, 3 de abril de 2009

E aí está… mais uma jogada de belo recorte técnico.

Olissippo - Tuna Mista de LisboaDepois da fundação da Extudantina dos Açores (ver artigo), eis que surge mais uma tuna de academia ou de ex-tunos em Portugal.

Duas tunas de academia masculinas e duas femininas depois e, voilá, lança-se a primeira mista da academia de Lisboa. Olissippo, de seu nome, assume-se como a Tuna Mista de Lisboa. Quem falava em crise, andava a dormir.

O manifesto inicial é bonito e mostra o empenho das gentes que abraçaram a causa. Pelo que percebi, é mais um projecto lançado por enfermeiros ou futuros enfermeiros de Lisboa; que por acaso até nem gostam muito de fundar tunas… Em contas por alto, uma vintena delas já nasceu pela “mão que segura a seringa” (aqui também dá a “mão que embala o berço”)! Realmente, isso das picas dá muita pica.

Nasce em berço sagrado: na própria Sé de Lisboa. Estranho a bênção do Cardeal de Lisboa a um projecto laico, mas ainda bem que teve essa honra, pois nem a Tuna BU (*) me parece haver tido tão sacra natividade.

Como, pelos vistos, já têm gente com padrinhos de tuna (ou na tuna), presumo que o percurso até “Veterano” possa ser realizado em curto prazo; o que me parece bem, pois revela alinhamento com o mercado. É o sinal dos tempos e Bolonha não aconteceu por acaso. A não ser que tragam padrinhos de outra tuna, o que pode confirmar a actividade frenética da malta que nos trata da saúde.

Como medida de precaução, peço desculpa aos fundadores da Olissippo pelas palmaditas, mas todo o recém-nascido leva algumas. :)

De qualquer maneira, isto é tudo conversa de treinador de bancada em jeito de Velhos dos Marretas, o que retira a possibilidade de um processo em tribunal ou de uma espera à porta da tasca dos pinguins. Não me enganei, pois não? Notem que até utilizei um sorriso no parágrafo acima!!!!

Seja bem-vindo, quem vier por bem.

É favor visitar a Olissippo em http://tuna-olissippo.blogspot.com/.

Tiago Alegre

(*) Tuna do Grupo Bíblico Universitário.

P.S. Registo que também dois elementos [número actualizado em 06/04/2009] do IADE.

terça-feira, 31 de março de 2009

O bas-fond da blogosfera tuneira

BNRbDesde que surgimos no ciberespaço, temos, como uma de milhares de referências do tunos&tunas (embora já tenhamos andado à chapada por causa desta minha afirmação…), o blogue de futebol BNRb. Não é que concordemos com o assumido baixo nível da linguagem aí utilizada, mas a ironia das postas e o fino recorte técnico das jogadas cativam qualquer leitor que tenha um sentido de humor pelo menos ao nível do de Sócrates, Ferreira Leite, Portas, Louçã e Jerónimo juntos. (*)
O dono da chafarica é um antigo tuno antigo. Ou seja, é um antigo tuno e era à antiga quando andava nesta má vida. Curiosamente, algumas das músicas que escrevia já revelavam, na altura, a veia para a palermice pegada. Bem… isto, por acaso, até é falso, pois o moço até tinha alguma queda.

Anseio pelo momento em que – para aí no lançamento da Web 4.1 – tenhamos feito o que ele fez. E o que é que ele fez, perguntais vós?
Ora… criou a Federação de Blogs de Futebol, com para aí uns cem blogues associados. Se, por essa altura, já houver mais de quatro blogues (actualizados) de cumbersa sobre tunas, nós aqui somos machos para comer uns tremoços, beber umas mines e lançar a bola aos Notas&Melodias, Túnicas e As Minhas Aventuras na Tunolândia para se chegarem à frente nessa organização.
Mas não se preocupem que a malta depois adere ao projecto, pois quer é mamar à conta do trabalho dos outros.

De qualquer modo, podem imaginar o tunos&tunas a ser redigido numa daquelas tascas com mesas e balcão de tampo de mármore pegajoso; as postas escritas em guardanapos, enquanto uns tipos vestidos de pinguim fazem ranger umas cordas de guitarra e os dentes da assistência.

Fiquem bem e não se estraguem muito…

Marcelo Trintão

(*) Só lá estão os cinco da vida airada para não dizerem que isto é um blogue partidário. Os partidos sem assento parlamentar que me desculpem, mas só estes é que têm capacidade financeira para contratar, na blogosfera, assessores de imprensa ou tipos da escrita criativa.