segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

86/60/86 ou a Antropometria dos Tunos

Sempre quis apor um título em qualquer coisa de minha autoria que possuísse esta fórmula mágica do 2 em 1. Outra fórmula curiosa – e também já batida – poderia ser aquele género de “A Tuna, a Anca, a Cintura, o Peso, a Estatura e os Indivíduos Dela”. Eis chegado o momento.

O caso não é para menos. Andava eu a vaguear no ciberespaço quando dei com um estudo aparentemente científico sobre avaliação antropométrica do pessoal das tunas da Universidade Fernando Pessoa em Ponte de Lima, Portugal.

O resumo dita assim:

«Este trabalho é o resultado de um trabalho transversal com estudantes universitários de ambos os sexos, onde se avaliaram alguns e importantes indicadores antropométricos, tais como o peso, a estatura, os perímetros da cinta e da anca e calculados a relação destes dois últimos e o índice de massa corporal, a partir dos procedimentos internacionalmente recomendados.
Foram avaliados 20 indivíduos da tuna académica masculina [n= 10; 24,0 (3,7) anos] e da tuna académica feminina [n= 10; 20,2 (1,3) anos], pertencentes à Universidade Fernando Pessoa, em Ponte de Lima, em Portugal.
Os indivíduos da tuna masculina apresentaram valores superiores em todos os parâmetros avaliados, sendo os valores do perímetro da anca, os mais próximos dos da tuna feminina.»


Da resenha deste artigo sobre a avaliação antropométrica, não infiro grande coisa, apesar de ter ficado um bocado desconfiado com a questão da aproximação macho/fêmea no perímetro da anca… É capaz de ser dos rojões com verde tinto!

Sigam este caminho que vão lá dar:
http://www.efdeportes.com/efd126/avaliacao-antropometrica-das-tunas-academicas-da-universidade.htm

Romeu Sereno