sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Essa coisa de tunante…


Como sabemos, na memória popular, o termo “tunante” transporta conotações algo pejorativas.

Havendo o termo “tuno”, um substantivo masculino, para quem anda numa tuna, por que diabo não poderemos ter o seu feminino “tuna” na vez do termo “tunante”? Sabemos que já existe o homónimo “tuna” para “conjunto de tunos”, mas haverá algum problema em que coexistam?
Se acham isto um bocado estranho, façam o exercício de pensar no feminino do substantivo “músico”… Pois, pois é! É curioso: as designações da pessoa e da arte coexistem.
De todo o modo, até preferíamos “tunista”. No entanto, o pessoal da Invicta era capaz de ficar incomodado com algum prefixo menos oportuno.

Que as meninas se queiram chamar de “tunantes” isso já é lá com elas, mas o que nos faz alguma confusão é o uso do adjectivo “tunante”. Havendo diferentes hipóteses, consoante o sufixo usado (“tunístico”, “tuneril”, “tunil”, “tunento”, “tunino”, “tuneiro”, “tunesco”, “tunal”, “tunar”, “tunaz”, “tunático”, “tunengo”), temos mesmo de aguentar o “tunante”?
Alguns destes termos serão espanholismos, mas “tunante” (provavelmente) também o será.

Já agora, se alguém de direito nos estiver a ler, por favor altere o que consta nesta página do PortugalTunas: http://www.portugaltunas.com/index.php?s=biblioteca&id=8. Citam-nos como fonte do epíteto “Blogue sobre o mundo tunante nacional”, o que não é de todo verdade.
Apesar de estarmos certos da boa-fé do editor, como não somos um blogue sobre vadiagem (apesar de sermos um blogue vadio) sejam uns amigalhaços e ponham, ao invés, “Blogue sobre o mundo das tunas”, “Blogue sobre o mundo tunístico/tuneiro”, ou “Blogue com visão holística das tunas”, “Blogue mal amanhado sobre tunas” ou, apenas, “Tasca dos Pinguins”. É como ficar melhor e der menos trabalho.
Obviamente, estamos cá para ouvir opiniões diferentes e, se for caso disso, mudarmos as nossas.

Muito agradecidos,
Romeu Sereno e o resto da malta

P.S. Marimbei-me para a TLEBS (piada para o MT).