terça-feira, 31 de março de 2009

O bas-fond da blogosfera tuneira

BNRbDesde que surgimos no ciberespaço, temos, como uma de milhares de referências do tunos&tunas (embora já tenhamos andado à chapada por causa desta minha afirmação…), o blogue de futebol BNRb. Não é que concordemos com o assumido baixo nível da linguagem aí utilizada, mas a ironia das postas e o fino recorte técnico das jogadas cativam qualquer leitor que tenha um sentido de humor pelo menos ao nível do de Sócrates, Ferreira Leite, Portas, Louçã e Jerónimo juntos. (*)
O dono da chafarica é um antigo tuno antigo. Ou seja, é um antigo tuno e era à antiga quando andava nesta má vida. Curiosamente, algumas das músicas que escrevia já revelavam, na altura, a veia para a palermice pegada. Bem… isto, por acaso, até é falso, pois o moço até tinha alguma queda.

Anseio pelo momento em que – para aí no lançamento da Web 4.1 – tenhamos feito o que ele fez. E o que é que ele fez, perguntais vós?
Ora… criou a Federação de Blogs de Futebol, com para aí uns cem blogues associados. Se, por essa altura, já houver mais de quatro blogues (actualizados) de cumbersa sobre tunas, nós aqui somos machos para comer uns tremoços, beber umas mines e lançar a bola aos Notas&Melodias, Túnicas e As Minhas Aventuras na Tunolândia para se chegarem à frente nessa organização.
Mas não se preocupem que a malta depois adere ao projecto, pois quer é mamar à conta do trabalho dos outros.

De qualquer modo, podem imaginar o tunos&tunas a ser redigido numa daquelas tascas com mesas e balcão de tampo de mármore pegajoso; as postas escritas em guardanapos, enquanto uns tipos vestidos de pinguim fazem ranger umas cordas de guitarra e os dentes da assistência.

Fiquem bem e não se estraguem muito…

Marcelo Trintão

(*) Só lá estão os cinco da vida airada para não dizerem que isto é um blogue partidário. Os partidos sem assento parlamentar que me desculpem, mas só estes é que têm capacidade financeira para contratar, na blogosfera, assessores de imprensa ou tipos da escrita criativa.

3 comentários:

As Minhas Aventuras na Tunolândia disse...

Eheheh!

Antes de mais os meus sinceros parabéns pelo vosso pertinente blogue, por alturas do seu 1º aniversário. Acredito piemente que a forma de levar a mensagem é cada vez mais essencial e nesse aspecto o vosso blogue assume-se como uma incontornável referência, que eu aprecio e daqui envio os meus sinceros votos que perdure com esse toque irónico, sarcástico mas ao mesmo tempo extremamente util porque procura o essencial: o pensar destas coisas das "tunicas" como devem ser pensadas.

Pela parte do "Aventuras" só posso dizer que alinho nessa joint-venture com todo o gosto - já que prazer será outra coisa....

Abraços, parabéns sentidos e obrigado pelas sempre simpáticas referências que fazem ocasionalmente à minha "tasca". Apareçam para beber um copo pois apesar de esta "tasca" ser pequena no tamanho - não cabem mais que 15 ou 20 Tunos... - é enorme na vivência, convivência e estimulação (salvo seja!) do que de mais importante - tal como o vosso blogue o faz brilhantemente - deve ser focalizado no "patuá" tunante.

Forte abraço!Ahh, e apareçam e tragam os instrumentos, umas amigas e amigos (mais amigas que amigos...) e a vossa simpatia e elevação. E a ironia, tragam também!!!

Carolina Mendonça disse...

Alô alô…

A mim também me cabe dar os parabéns em nome das “Túnicas" pelo vosso blog! De uma maneira ou de outra todos podemos, e devemos contribuir para, “o pensar destas coisas das "tunicas" como devem ser pensadas” e levar a bom porto a verdadeira assunção da palavra TUNA!

Numa altura em que tanto de fala de divisões, regionais e afins… nós por cá (sem qualquer referência a programas televisivos…) também acreditamos, tal como as "Aventuras" que é preferível tocar "umas malhas" e beber uns copos com os que verdadeiramente gostam deste "desporto".

Bora lá pra frente com essa “Federação”…

Beijokas

TunosTunas disse...

Ficamos gratos pelas bonitas e imponderadas palavras dos comentadores, embora achemos que a Multiópticas até vende barato.
Quanto à FBT, estamos aqui sentados na tasca dos pinguins à espera que alguém encoste a barriga ao balcão...

Marcelo Trintão