segunda-feira, 16 de março de 2009

Orquestra de Bandolins da Madeira estreia obra com Carlos Guilherme no São Carlos

A presença de cordofones portugueses (*) no palco do Teatro Nacional de São Carlos é uma excelente notícia para todos os que sentem de modo vibrante a música com raízes tradicionais. Vejam a notícia fresquinha em www.dnoticias.pt/default.aspx?file_id=dn04010805160309.

Apesar de estarmos a falar de música erudita, as actuações previstas da Orquestra de Bandolins da Madeira com o tenor Carlos Guilherme num palco tão nobre como este podem representar mais um marco na mudança do paradigma artístico português, mormente o musical.
A Orquestra de Bandolins da Madeira é a mais antiga da Europa e existe desde 18 de Fevereiro de 1913. Podem visitá-la virtualmente em www.orquestrabandolinsmadeira.com/pt.

Ficam aqui os parabéns do tunos&tunas a todos os tunos que já tocaram nessa orquestra; e dizemos que já é tempo de generalizarem cursos de bandolim e de guitarra portuguesa nos conservatórios e escolas superiores de música… Pois, não tarda, temos um mestrado em djambé e esquecemo-nos do que é nosso.

Marcelo Trintão

(*) Apesar de não ser de origem portuguesa e de o seu uso ser generalizado no espaço europeu, existem formatos mais portugueses deste instrumento. Visitem lá o JP… www.juliopereira.pt

Sem comentários: